01-11 OTC NoticiaDe 29 a 31 de outubro, no Centro de Convenções SulAmérica, aconteceu a quinta edição do evento bienal da Offshore Technology Conference (OTC) em parceria do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP). A programação OTC Brasil é composta por conferências e uma feira, contando com quatro plenárias, 22 sessões especiais e 40 sessões técnicas, sendo uma ótima oportunidade para profissionais conhecerem novidades, pesquisas e avanços em no ramo da exploração de petróleo no Brasil e no mundo.

Os pesquisadores Silvia Schaffel, Fernanda Westin, Mauricio Hernandez e Emilio Lèbre La Rovere (LIMA/COPPE/UFRJ) publicaram um artigo em que discutem a substituição da energia fóssil pela energia eólica offshore nas atividades de exploração e produção (E&P) no mundo e perspectivas para o Brasil. O artigo apresenta casos de campos concebidos na Noruega para alcançarem elevadas eficiências-carbono, aonde a substituição de combustíveis fósseis pela eletricidade tem potencial para reduções da ordem de 400.000 toneladas de CO2 por ano.

Considerando que o fornecimento de energia para atividades de E&P offshore de Petróleo e Gás no Brasil é fortemente baseado em combustíveis fósseis, há uma expectativa de sinergia entre a geração eólica offshore e a exploração marítima de petróleo e gás no Brasil.

A Offshore Technology Conference (OTC) é onde os profissionais de energia se reúnem para trocar ideias e opiniões para promover o conhecimento científico e técnico de recursos offshore e questões ambientais. Fundada em 1969, a principal conferência da OTC é realizada anualmente em Houston. O evento está entre as 200 maiores feiras realizadas anualmente nos Estados Unidos e entre as 10 maiores reuniões em termos de participação. A OTC é patrocinado por 13 organizações e sociedades do setor, que trabalham em cooperação para desenvolver o programa a cada ano. A OTC também possui duas organizações endossantes e dez organizações de apoio.

Confira AQUI o artigo apresentado;

Confira AQUI a apresentação dos pesquisadores do Lima no evento.