Notícias


IMG 20220823 170321 736Evento Direito e Mudanças Climáticas, promovido pela Comissão de Direito Ambiental da OAB/RS, que acontecerá às 13h30min do dia 24 de agosto, de forma híbrida, no Auditório do 2º andar da sede da OAB/RS e através da Plataforma Zoom.

A palestra do Professor Emilio Lèbre La Rovere chama-se Ciência e Itigância Climática e será apresentada no Painel 2 - Mudanças Climáticas nos tribunais.

Inscrição público em geral: clique AQUI e realize sua inscrição!

12 07 LIMA EnergiaOffshore noticiaO GIS-SPOWER-BR Toolbox (GIS-based method for Strategic Planning of the Offshore Wind Renewable Energy for Brazil) foi registrado sobre a propriedade intelectual do Programa de Computador. Os pesquisadores Mauricio Hernandez M.Sc. (LIMA-COPPE), o Post-doc. Eliab Ricarte (PPE-COPPE) e o Prof. Emilio La Rovere (coordenador do LIMA e do CentroClima) são os responsáveis por essa criação!

O objetivo do projeto é facilitar os processos de planejamento estratégico. Com praticidade e celeridade nas análises dos Parques Eólicos Offshore em etapas embrionárias, os pesquisadores pensaram em uma solução prática, porém robusta, que ajudasse no processo de planejamento destes projetos.

A ideia é facilitar o processo para empreendedores e instituições que estão enfrentando o desafio de inserir a Energia Eólica Offshore na matriz elétrica brasileira. O intuito foi vincular uma ferramenta prática aos instrumentos legais e metodológicos que pretendem regulamentar e contribuir neste desafio.

O GIS-SPOWER-BR Toolbox é a versão funcional de uma ferramenta associada aos Sistemas de Informações Geográficas – GIS. Nesta primeira versão, o Toolbox foi montado no software ArcGIS Desktop 10.6 da ESRI. A ferramenta integra diferentes análises espaciais (métodos de cálculo baseados na relação dos elementos do mundo real com o espaço 2D ou 3D). Dentro deste Toolbox, destaca-se umas das ferramentas que permite integrar uma variedade de temas, especificamente definidos para a análise da eólica offshore, e identificar de forma automática as áreas de interesse sem restrições para a construção deste tipo de projetos.

Clique AQUI e saiba mais sobre a Toolbox.

18 05 Lima Noticia energia eolicaPublicado em 18 de maio de 2020.

O pesquisador do LIMA/COPPE Mauricio Hernandez e o Prof. Emilio La Rovere, em parceria com pesquisadores do Grupo de Energias Renováveis do Oceano (GERO), desenvolveram uma análise técnica e ambiental sobre os impactos decorrentes das atividades de energia eólica offshore no mundo e no Brasil, em particular. A análise teve como base o estado da arte tecnológica e ambiental, considerando os possíveis impactos disponíveis na literatura científica.

A análise técnica focou nas tecnologias e técnicas utilizadas atualmente no mundo nas atividades de instalação, operação, manutenção e descomissionamento de usinas eólicas offshore. Na análise ambiental, o foco foi a identificação dos potenciais impactos ambientais de cada uma dessas atividades, considerando a orientação “atividade-pressão-receptor-impacto”. No caso brasileiro, que pode ser considerada uma das primeiras aproximações à análise de impactos ambientais, procedeu-se à análise dos recursos de vento e biológicos relacionados aos impactos ambientais mais relevantes, assim como a presença da atividade de petróleo e gás natural offshore, a qual é altamente conflitante com a exploração da energia eólica offshore.

Destaca-se a importância da identificação dos impactos durante todas as etapas e atividades do projeto, levando em consideração que diferentes atividades podem gerar os mesmos impactos em distintas etapas. Os impactos mais críticos foram identificados durante a etapa de instalação, mas outros, particularmente relacionados à Avifauna, devem ser monitorados durante a operação, que pode durar entre 20 e 25 anos. A sazonalidade dos recursos biológicos é fator decisivo, portanto, já na fase de planejamento do projeto, para que sejam adotadas medidas de prevenção dos impactos. Adicionalmente, recomenda-se o investimento em pesquisa nas áreas de extrema importância biológica – presentes nos locais de melhores condições de vento e batimetria – durante a fase de planejamento, sendo necessária uma robusta e detalhada base de informações em escala local, para a adequada identificação e avaliação dos impactos ambientais.

Sob o titulo “Environmental impacts of offshore wind installation, operation and maintenance, and decommissioning activities: A case study of Brazil”, o trabalho foi publicado no volume 144 da revista Renewable and Sustainable Energy Reviews, uma das mais importantes dentre as que se dedicam à temática energia renovável, sustentabilidade e meio ambiente (percentil de 98% e quarta entre 179), segundo a classificação da Scopus Elsevier. O acesso gratuito, disponível até 19/05/2021, pode ser feito aqui.

Confira o artigo publicado por meio de assinatura nas bases de dados da Elsevier clicando aqui.

 

ffm

28 07 Lima Noticia O Futuro das Energias RenováveisO Grupo de Energias Renováveis no Oceano (GERO) do Programa de Engenharia Oceânica da COPPE/UFRJ, em parceria com a Equipe GERO, PRH-7, PRH-18, realizará uma série de entrevistas intitulada "O Futuro das Energias Renováveis: um bate-papo com especialistas".

Serão abordados assuntos relacionados à transição energética, inserção das renováveis na matriz energética mundial e brasileira, energias renováveis no oceano, novas tecnologias, importância da aplicação das técnicas de inteligência artificial, além da discussão acerca dos impactos socioeconômicos e ambientais das fontes renováveis.

O evento terá início no dia 04 de agosto. O horário será sempre das 18h às 19h. O Prof. Emilio Lèbre La Rovere, coordenador do LIMA, é um dos especialistas convidados. No dia 15 de setembro, das 18h às 19h, o professor falará sobre “Energias Renováveis, Meio-ambiente e Mudanças Climáticas”.

Confira a programação completa AQUI.

16 09 Lima Noticia LTCConheça o NOVO site do Laboratório de Transporte de Carga (LTC) do Programa de Engenharia de Transporte (PET) da COPPE/UFRJ que disponibiliza o acervo de 10 anos de atividades de uma seleta equipe de alunos, pesquisadores e professores.

Estão disponíveis para download (gratuito) 12 teses de doutorado, 16 dissertações de mestrado e 11 trabalhos de conclusão de curso sobre temas que vão da sustentabilidade em logística e transporte (47% dos títulos) ao planejamento logístico, do transporte e a prática da multimodalidade (33%), passando por temas como ensino em logística e transporte (10%) e logística reversa (10%).

Você também poderá ter acesso a divulgação de 90 artigos científicos, muitos deles com download gratuito, sobre os dois principais projetos de pesquisa do LTC (sustentabilidade em mobilidade e logística e cenários prospectivos futuros para uso de energia em transportes), bem como a relatórios de 23 projetos de pesquisa concluídos, material de disciplinas correlatas e as aulas de nivelamento sobre transporte, uso de energia e impactos ambientais.

Conheça o trabalho da equipe do LTC!

Visite AQUI o site.

Topo