LuigiD.Sc., Instituto de Geografia/UFRJ - Possui graduação em Ecologia pelo Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989), Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Museu Nacional/UFRJ (1995), Especialização em Engenharia do Meio Ambiente pela Escola de Engenharia/UFRJ (1995) e Doutorado em Geografia, pelo Instituto de Geociências/UFRJ (2004). Atualmente, é pesquisador e coordenador técnico do Laboratório Interdisciplinar de Meio Ambiente do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (LIMA/COPPE/UFRJ), onde tem participado em diversos projetos de Avaliação Ambiental Estratégica, com ênfase na Dinâmica de Ecossistemas e Biodiversidade. Dedica-se, ainda, a linhas de pesquisa relacionadas a Ecologia e Biogeografia de Aves, Avifauna de Aeroportos e modelagem da distribuição geográfica potencial de espécies ameaçadas de aves face ao aquecimento global e invasão biológica.