Período: Outubro 2008 - Julho 2010

Natureza: Pesquisa

Referência: PPE-11521

Descrição: Realizar a Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) motivada pelos investimentos programados para o município de Ilhéus, no sul da Bahia, especialmente no campo da logística de transporte, com a finalidade de analisar os conflitos e as possíveis implicações socioambientais associados à implantação do conjunto de empreendimentos previstos, bem como auxiliar na formulação de opções estratégicas de desenvolvimento.

• Primeira fase (Marco referencial): caracterização do objeto da AAE, o Porto Sul e principais objetivos e resultados esperados.
  • Segunda fase (Quadro de Referência Estratégico): definição do contexto social, legal e institucional em que o estudo estará inserido e identificação dos atores sociais relevantes e processos participativos.
  • Terceira fase (Diagnóstico Estratégico): identificação dos fatores críticos e na análise dos processos estratégicos e suas interações com o meio ambiente. Esta análise ocorre vinculada a indicadores que vão retratar a atual situação das regiões de planejamento.
  • Quarta fase (Avaliação Ambiental dos Cenários): balizamento da avaliação dos cenários com a identificação da Visão de Futuro e dos Objetivos de Sustentabilidade
  • Quinta fase (Relatório Preliminar e Consulta Pública): avaliação e incorporação das sugestões e observações do Comitê de Acompanhamento da AAE e da Consulta. Pública ao relatório final da AAE, e estruturação das diretrizes e recomendações para subsidiar a tomada de decisão, com base nos impactos identificados.

Coordenação geral: Prof. Emilio Lèbre La Rovere

Coordenação Técnica: Heliana Vilela de Oliveira Silva

Equipe Técnica LIMA/COPPE: Anina Sá Nunes, Daniela Reitermajer, Fernando Pires dos Santos, Giovannini Luigi, Juan Santiago Ramseyer, Juarez J.J. Paiva, Kátia Cristina Garcia, Kenneth Harry Pierce, Marcelo Buzzatti, Maria Gravina Ogata, Paulina Maria Porto Silva Cavalcanti, Selena Herrera, William Wills e Wolfgang Friedrich Reiberf

Autores Contribuintes: Alexandre de Carvalho Leal Neto, Manoel Henrique Gollegã Placido e Silvia Helena Pires