Período: Outubro 2008 - Julho 2010

Natureza: Pesquisa

Referência: PPE-11521

Descrição: Realizar a Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) motivada pelos investimentos programados para o município de Ilhéus, no sul da Bahia, especialmente no campo da logística de transporte, com a finalidade de analisar os conflitos e as possíveis implicações socioambientais associados à implantação do conjunto de empreendimentos previstos, bem como auxiliar na formulação de opções estratégicas de desenvolvimento.

  • Primeira fase (Marco referencial): caracterização do objeto da AAE, o Porto Sul e principais objetivos e resultados esperados.
  • Segunda fase (Quadro de Referência Estratégico): definição do contexto social, legal e institucional em que o estudo estará inserido e identificação dos atores sociais relevantes e processos participativos.
  • Terceira fase (Diagnóstico Estratégico): identificação dos fatores críticos e na análise dos processos estratégicos e suas interações com o meio ambiente. Esta análise ocorre vinculada a indicadores que vão retratar a atual situação das regiões de planejamento.
  • Quarta fase (Avaliação Ambiental dos Cenários): balizamento da avaliação dos cenários com a identificação da Visão de Futuro e dos Objetivos de Sustentabilidade
  • Quinta fase (Relatório Preliminar e Consulta Pública): avaliação e incorporação das sugestões e observações do Comitê de Acompanhamento da AAE e da Consulta. Pública ao relatório final da AAE, e estruturação das diretrizes e recomendações para subsidiar a tomada de decisão, com base nos impactos identificados.

Coordenação geral: Prof. Emilio Lèbre La Rovere

Coordenação Técnica: Heliana Vilela de Oliveira Silva

Equipe Técnica LIMA/COPPE: Anina Sá Nunes, Daniela Reitermajer, Fernando Pires dos Santos, Giovannini Luigi, Juan Santiago Ramseyer, Juarez J.J. Paiva, Kátia Cristina Garcia, Kenneth Harry Pierce, Marcelo Buzzatti, Maria Gravina Ogata, Paulina Maria Porto Silva Cavalcanti, Selena Herrera, William Wills e Wolfgang Friedrich Reiberf

Autores Contribuintes: Alexandre de Carvalho Leal Neto, Manoel Henrique Gollegã Placido e Silvia Helena Pires

Apoio Técnico: Adriano Salvi Burgi, Cássia Campos, Lílian Bettocchi Dittz Arosa Ferreira

Financiador(es): Instituto do Meio Ambiente do Estado da Bahia – IMA/BA

Relatório final:

file pdf Capa e Sumário

file pdf Introdução

file pdf Marco Referencial

file pdf Diagnóstico Estratégico

file pdf Construção e Avaliação Ambiental dos Cenários

file pdf Bibliografia e Créditos

file pdf Relatório Executivo

Período: 2010 - 2010

Natureza: Pesquisa

Referência

Descrição: A partir de uma revisão metodológica, apresentou-se uma primeira estimativa de emissões evitadas de gases de efeito estufa para o caso de substituição de modal terrestre por aquaviário entre os municípios de São Gonçalo e Rio de Janeiro, fornecendo elementos para o desenvolvimento de uma metodologia para projetos de MDL no setor de transporte. Para Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ, Alemanha).

Integrantes:

Financiadores:

Período: 2010 - 2010

Natureza: Projeto de desenvolvimento tecnológico

Referência:

Descrição: Elaboração de diagnósticos dos principais conflitos socioambientais dos setores de cimento, etanol, papel & celulose, geração de energia elétrica, siderurgia, mineração e petróleo & gás, tendo como base a atuação dos grupos empresariais mais importantes dos respectivos setores, seus aspectos tecnológicos, econômicos, ambientais e sociais.

Alunos envolvidos: Doutorado (4)

Integrantes: Emilio Lèbre La Rovere (Responsável); SILVIA HELENA PIRES; Denise da Silva de Sousa; Heliana Vilela de Oliveira Silva; Katia Cristina Garcia; William Wills; Daniel Fontana Oberling; Martin Obermaier; Paulo von Kruger; Fernanda Fortes Westin

Financiador(es): Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES

Número de produções C,T & A: 1/

Período: 2009 - 2010

Natureza: Pesquisa

Referência:

Descrição: Desenvolvimento de metodologia para estimar as emissões de CO2 oriundas dos canteiros de obras da construção civil no Município do Rio de Janeiro, bem como a definição de requerimentos aceitáveis para a compensação de emissões. Para a SMAC/RJ.

Integrantes:

Financiadores:

Período: Outubro 2009 - Setembro 2010

Natureza: Pesquisa

Referência:

Descrição: Desenvolver e aplicar metodologia para valorar monetariamente os potenciais impactos ambientais residuais significativos gerados pela produção, armazenamento e escoamento de petróleo e gás natural do campo de Pinaúna, bacia de Camamú-Almada – BA, que foram identificados a partir do Estudo de Impacto Ambiental elaborado pelo ENSR/AECOM e submetido ao IBAMA em 05/02/2009, para cálculo da compensação ambiental.

Alunos envolvidos: Graduação (2); Mestrado acadêmico (1)

Integrantes: Emilio Lèbre La Rovere (Responsável); Denise da Silva de Sousa; Martha Macedo de Lima Barata; Cynthia Wanick; Aline Guimarães Monteiro; Luis de Medeiros Hashimura; Adriana Dante de Almeida

Número de produções C,T & A: 3/


Topo