Avaliação Ambiental Estratégica do Complexo Industrial Portuário do Açu.

Esta AAE propôs a integração de investimentos privados na logística de transporte e na cadeia produtiva metálico-mineral, através de uma abordagem de Ecologia Industrial para a gestão ambiental que garantisse resultados socioambientais favoráveis para a região de inserção do Complexo. Estudo realizado pela empresa Arcadis/Tetraplan em parceria com o LIMA. Para a MMX e Secretaria de Estado do Ambiente (SEA/RJ); 2009-2010.

Avaliação Ambiental Estratégica dos Planos de Expansão da Silvicultura de Eucalipto e Biocombustíveis no Extremo Sul da Bahia.

Teve como finalidade analisar, sob o prisma do desenvolvimento sustentável, os conflitos e as possíveis implicações socioambientais relacionadas à expansão da silvicultura e da cana-de-açúcar no Sul do Estado da Bahia, visando evitar, reduzir ou compensar as implicações adversas e potencializar as oportunidades positivas, ajudando na formulação de opções estratégicas. Para a Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA/BA); 2008-2012.

Avaliação Ambiental Estratégica do Programa Multimodal de Transporte e Desenvolvimento Mínero-Industrial da Região Cacaueira.

Esta AAE identificou e avaliou as interações de fatores críticos e processos estratégicos com o meio ambiente em função de investimentos programados para a região cacaueira no campo da logística de transporte e da siderurgia, em especial o Porto Sul, no município de Ilhéus. Para a Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (SEMA) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA/BA); 2008-2010.

Avaliação Ambiental Estratégica do Complexo Industrial de Anchieta.

Governo do Estado do Espírito Santo utilizou a ferramenta da AAE como facilitador estratégico dos processos de sustentabilidade da região em função da sua elevada sensibilidade ambiental. O LIMA apoiou a empresa executora com treinamento da equipe e supervisão técnica do estudo. Para o Grupo CEPEMAR; 2008.

Avaliação Ambiental Estratégica do Programa de Desenvolvimento do Setor Produtivo de Corumbá e Influências sobre a Planície Pantaneira.

Esta AAE subsidiou o processo de elaboração e tomada de decisão em torno da concepção de um Plano de Desenvolvimento Integrado do Pólo Mínero-Industrial de Corumbá/MS. Para a Plataforma do Diálogo, envolvendo ONGs (CI-Brasil, ECOA, AVINA, Fundação Ecotrópica, Fundação Neotrópica do Brasil, O Boticário, Fundação Pantanal com Ciência, Instituto Homem Pantaneiro, OCCA Pantanal, WWF Brasil) e setor produtivo (MMX Corumbá Mineração, PETROBRAS S.A., MSGAS, Vetorial Siderurgia e Mineração Pirâmide); 2007-2010.

Avaliação Ambiental Estratégica de Empreendimentos do PLANGAS, GNL e COMPERJ na Região de Entorno da Baía da Guanabara.

A realização desta AAE no âmbito do Programa de Investimentos da PETROBRAS foi uma iniciativa da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA/RJ), motivada pelos investimentos programados para o Estado pelo Setor de Petróleo e Gás, com foco na análise da cumulatividade e sinergia dos impactos. Para a PETROBRAS S.A. e SEA/RJ; 2007-2009.

Avaliação Ambiental Estratégica para o Programa Rodoviário e Plano de Expansão da Geração de Energia no Estado de Minas Gerais.

Elaboração do termo de referência e supervisão técnica da execução desta AAE, para apoiar a formulação e implementação das polticas estaduais de transporte e energia. Para a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMADS); 2006-2009.

Avaliação Ambiental Estratégica para o Plano Estratégico de Recursos Hídricos da Bacia do Tocantins-Araguaia.

A Agência Nacional de Águas (ANA) demandou a execução desta AAE para apoiar a elaboração deste Plano, com a finalidade de analisar, sob o prisma do desenvolvimento sustentável, os conflitos e as possíveis implicações socioambientais relacionadas às alternativas de aproveitamento, uso e/ou conservação dos recursos hídricos da região hidrográfica. Para o Consórcio Magna-Cohidro e ANA; 2006-2008.

Avaliação Ambiental Estratégica do Pólo Turístico da Costa Norte.

Análise das tendências e propostas de desenvolvimento turístico da faixa costeira compreendida entre os municípios de Jijoca de Jericoacoara (CE), Paranaíba (PI) e Barreirinhas (MA), com a perspectiva de se promover o turismo de forma ambientalmente sustentável. Para o Ministério do Turismo (MTur); 2005-2007.