Notícias


29 11 Lima NoticiaDesde o dia 30 de agosto, as praias do litoral do Nordeste têm sido atingidas por manchas de óleo, configurando o maior desastre ambiental em extensão territorial ocorrido na história no Brasil. Na última semana, foram encontrados pequenos fragmentos de resíduos de óleo no litoral do Sudeste, na Praia de Grussaí, localizada no Rio de Janeiro. Material semelhante também foi encontrado em algumas praias do Espírito Santo.

O jornal O Globo preparou uma notícia sobre a questão, contando com especialistas na área. O professor Emilio Lèbre La Rovere, coordenador do LIMA, expôs sua visão acerca da demora da resposta do governo frente ao ato que, segundo o professor, configura em uma tentativa de encontrar um ‘bode expiatório’ para o problema, quando atitudes de preservação deveriam ser tomadas. Emilio também concedeu uma entrevista à BBC sobre o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo (PNC) e a demora em seu acionamento (para ler a notícia, clique AQUI).

O professor também contesta a afirmação do presidente Jair Bolsonaro, que afirma que menos de 10% da quantidade de óleo chegou à costa brasileira e que deveriam se preparar para o pior, mas os especialistas descartam a possibilidade da chegada de óleo cru na cidade do Rio. Para isso, seria preciso que a substância ultrapassasse um recuo na costa, na altura da Região dos Lagos e, segundo o professor, é extremamente improvável que isso ocorra. Sendo assim, Emilio afirma que o governo deveria focar nas medidas para refrear os danos causados por esse vazamento, que segundo o IBAMA, já afetou mais de 700 localidades.

Confira AQUI a matéria na íntegra.

Topo