Accessibility Tools

10_09_Linkedin-Site-ICON.png 10_09_Instagram-Site-ICON.png

News


12 08 CENTRO CLIMA NOTICIA

Entre os dias 30 de junho e 4 de julho de 2025, ocorreu em Paris a primeira reunião de acompanhamento do projeto JUSTPATH, que teve início em janeiro deste ano e tem duração prevista de quatro anos. O Centro Clima foi representado pelo coordenador Emilio Lebre La Rovere, junto com os pesquisadores William Wills e Pedro Ninô de Carvalho, para discutir os avanços e promover o intercâmbio entre os centros de pesquisa participantes.

JUSTPATH visa modelar cenários econômicos, sociais e ambientais para apoiar políticas públicas de descarbonização no Brasil, considerando a justiça social e a transição energética sustentável. Entre os temas abordados estão a melhoria dos modelos econômicos IMACLIM-BR e KLEM-BR, a análise dos impactos socioeconômicos da transição, o engajamento de stakeholders nacionais e a tradução dos resultados do primeiro Relatório do Global Stocktake (GST) para o contexto brasileiro.

O encontro aconteceu em um momento de cenário nacional complexo: o governo federal atual (presidência Lula 2023-2026) voltou a priorizar a agenda climática, apesar dos desafios econômicos, políticos e sociais. O Brasil registra crescimento do PIBredução do desemprego, mas enfrenta inflação elevadaalta taxa de juros e pressão do Congresso contra algumas políticas ambientais.

No âmbito climático, o país trabalha na elaboração de um novo Plano Climático com 16 planos setoriais de adaptação e 7 de mitigação, além da implementação de um sistema nacional de comércio de emissões que deve estar operando até 2030. Paralelamente, há desafios como a extensão de subsídios a termelétricas a carvão e o avanço da exploração petrolífera em áreas ambientalmente sensíveis.

Dentre as prioridades estratégicas destacadas pelo projeto JUSTPATH para a descarbonização do Brasil estão a retomada de políticas efetivas de combate ao desmatamento, o desenvolvimento de mecanismos financeiros inovadores para viabilizar investimentos em infraestrutura de baixo carbono e restauração florestal, além do desenho de uma estratégia de longo prazo para uma transição justa e inclusiva.

Os modelos econômicos utilizados buscam integrar dados financeiros detalhados para analisar os custos de mitigaçãoimpactos sobre emprego, desigualdade, inflação e investimentos, permitindo simular cenários que vão desde a manutenção das políticas atuais até a adoção de medidas agressivas para alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

projeto JUSTPATH tem também a meta de contribuir diretamente para processos nacionais e internacionais, incluindo a formulação da próxima Contribuição Nacionalmente Determinada (NDC) do Brasil, a estratégia de longo prazo (LT-LEDS) e o aprimoramento do sistema de comércio de emissões.

Para mais informações acesse AQUI

 

Topo