Informações Gerais

O Laboratório Interdisciplinar de Meio Ambiente (LIMA), vinculado ao Programa de Planejamento Energético (PPE), faz parte do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cujo objetivo é fortalecer a atuação de professores e alunos do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE) na área de Engenharia Ambiental, permitindo a realização de estudos e projetos conjuntos e a consolidação de linhas de pesquisa interdisciplinares nessa área.

O LIMA foi criado em dezembro de 1997 com o suporte da área de Ciências Ambientais do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PADCT/CIAMB) e recursos do Banco Mundial e do Ministério da Ciência e Tecnologia. Trata-se de um dos resultados do programa de pesquisas integradas conduzido entre 1995 e 1997, que envolveu o desenvolvimento de metodologias de Auditoria Ambiental e a consolidação dos cursos de Mestrado e Doutorado na Área Interdisciplinar de Engenharia Ambiental, com ênfase nas subáreas de Planejamento Ambiental, Geotecnia Ambiental, Gestão Ambiental da Produção, Tecnologia Ambiental, Modelagem Ambiental, Gerenciamento Costeiro e de Bacias Hidrográficas, Acústica Ambiental e Transportes e Meio Ambiente.

De outubro de 1997 a agosto de 2023, o LIMA foi responsável pela execução de cerca de 220 projetos de pesquisa, muitos dos quais para instituições internacionais. Ao longo desse período, foram firmados convênios, parcerias, acordos de cooperação e contratos com órgãos públicos da administração federal, estadual e municipal, além de empresas e organizações não-governamentais. Essas atividades de pesquisa propiciaram a publicação de, aproximadamente, 410 trabalhos científicos, sendo 127 artigos completos em periódicos nacionais e internacionais, 82 livros ou capítulos de livros, 151 comunicações em Anais de Congressos e 50 artigos em revistas e jornais. Além disso, forneceram material para a elaboração de 24 trabalhos de conclusão de curso, 89 dissertações de Mestrado e 53 teses de Doutorado defendidas no PPE/COPPE/UFRJ por pesquisadores do LIMA.

Organização Institucional

O LIMA encontra-se sob a responsabilidade administrativa do Programa de Planejamento Energético (PPE) da COPPE/UFRJ, ao qual pertence seu coordenador, Prof. Emilio Lèbre La Rovere, e quadro de apoio. Desde a sua criação, em 1963, a COPPE/UFRJ desenvolveu-se a ponto de se tornar o maior centro de excelência no campo das engenharias na América Latina, contando com 325 docentes em tempo integral e dedicação exclusiva (todos com grau de doutor) e 350 funcionários distribuídos por 12 Programas (Departamentos). Os programas de Mestrado e Doutorado da COPPE/UFRJ, dos quais resultam aproximadamente 500 teses e dissertações defendidas por ano, envolvem, atualmente, cerca de 2800 estudantes.

O Programa de Atividades que detalha as linhas de pesquisa do LIMA é aprovado pelo Diretor da COPPE/UFRJ, e executado, prioritariamente, por professores e funcionários, assim como pelos alunos de Doutorado e Mestrado da Área Interdisciplinar de Engenharia Ambiental. Os convênios e contratos para a execução de projetos de pesquisa em parceria com outras instituições são administrados pela Fundação COPPETEC, que segue as normas de gestão jurídica e financeira adotadas em Convênio com a COPPE/UFRJ.

Instalações e Equipamentos

O LIMA está localizado no Bloco I-2000 do Centro de Tecnologia da UFRJ, na Ilha do Fundão, Rio de Janeiro, e dispõe, entre outros, de:

• Salas para funcionários e pesquisadores, reuniões e eventos correlatos;
  • Centro de documentação conectado às bibliotecas da UFRJ com publicações recentes na área de Ciências Ambientais;
  • Equipamento e software para o desenvolvimento de Sistemas Geográficos de Informação (SGI) e estações de trabalho, microcomputadores e notebooks ligados à Internet e, por rede de fibra óptica, ao supercomputador Cray da COPPE/UFRJ.