News


12 07 LIMA EnergiaOffshore noticiaO GIS-SPOWER-BR Toolbox (GIS-based method for Strategic Planning of the Offshore Wind Renewable Energy for Brazil) foi registrado sobre a propriedade intelectual do Programa de Computador. Os pesquisadores Mauricio Hernandez M.Sc. (LIMA-COPPE), o Post-doc. Eliab Ricarte (PPE-COPPE) e o Prof. Emilio La Rovere (coordenador do LIMA e do CentroClima) são os responsáveis por essa criação!

O objetivo do projeto é facilitar os processos de planejamento estratégico. Com praticidade e celeridade nas análises dos Parques Eólicos Offshore em etapas embrionárias, os pesquisadores pensaram em uma solução prática, porém robusta, que ajudasse no processo de planejamento destes projetos.

A ideia é facilitar o processo para empreendedores e instituições que estão enfrentando o desafio de inserir a Energia Eólica Offshore na matriz elétrica brasileira. O intuito foi vincular uma ferramenta prática aos instrumentos legais e metodológicos que pretendem regulamentar e contribuir neste desafio.

O GIS-SPOWER-BR Toolbox é a versão funcional de uma ferramenta associada aos Sistemas de Informações Geográficas – GIS. Nesta primeira versão, o Toolbox foi montado no software ArcGIS Desktop 10.6 da ESRI. A ferramenta integra diferentes análises espaciais (métodos de cálculo baseados na relação dos elementos do mundo real com o espaço 2D ou 3D). Dentro deste Toolbox, destaca-se umas das ferramentas que permite integrar uma variedade de temas, especificamente definidos para a análise da eólica offshore, e identificar de forma automática as áreas de interesse sem restrições para a construção deste tipo de projetos.

Clique AQUI e saiba mais sobre a Toolbox.

Topo