News


18 05 Lima Noticia energia eolicaPublicado em 18 de maio de 2020.

O pesquisador do LIMA/COPPE Mauricio Hernandez e o Prof. Emilio La Rovere, em parceria com pesquisadores do Grupo de Energias Renováveis do Oceano (GERO), desenvolveram uma análise técnica e ambiental sobre os impactos decorrentes das atividades de energia eólica offshore no mundo e no Brasil, em particular. A análise teve como base o estado da arte tecnológica e ambiental, considerando os possíveis impactos disponíveis na literatura científica.

A análise técnica focou nas tecnologias e técnicas utilizadas atualmente no mundo nas atividades de instalação, operação, manutenção e descomissionamento de usinas eólicas offshore. Na análise ambiental, o foco foi a identificação dos potenciais impactos ambientais de cada uma dessas atividades, considerando a orientação “atividade-pressão-receptor-impacto”. No caso brasileiro, que pode ser considerada uma das primeiras aproximações à análise de impactos ambientais, procedeu-se à análise dos recursos de vento e biológicos relacionados aos impactos ambientais mais relevantes, assim como a presença da atividade de petróleo e gás natural offshore, a qual é altamente conflitante com a exploração da energia eólica offshore.

Destaca-se a importância da identificação dos impactos durante todas as etapas e atividades do projeto, levando em consideração que diferentes atividades podem gerar os mesmos impactos em distintas etapas. Os impactos mais críticos foram identificados durante a etapa de instalação, mas outros, particularmente relacionados à Avifauna, devem ser monitorados durante a operação, que pode durar entre 20 e 25 anos. A sazonalidade dos recursos biológicos é fator decisivo, portanto, já na fase de planejamento do projeto, para que sejam adotadas medidas de prevenção dos impactos. Adicionalmente, recomenda-se o investimento em pesquisa nas áreas de extrema importância biológica – presentes nos locais de melhores condições de vento e batimetria – durante a fase de planejamento, sendo necessária uma robusta e detalhada base de informações em escala local, para a adequada identificação e avaliação dos impactos ambientais.

Sob o titulo “Environmental impacts of offshore wind installation, operation and maintenance, and decommissioning activities: A case study of Brazil”, o trabalho foi publicado no volume 144 da revista Renewable and Sustainable Energy Reviews, uma das mais importantes dentre as que se dedicam à temática energia renovável, sustentabilidade e meio ambiente (percentil de 98% e quarta entre 179), segundo a classificação da Scopus Elsevier. O acesso gratuito, disponível até 19/05/2021, pode ser feito aqui.

Confira o artigo publicado por meio de assinatura nas bases de dados da Elsevier clicando aqui.

 

ffm

Topo