News


08 11 Lima NoticiaA BBC News Brasil publicou, na última semana, uma matéria sobre o plano não acionado pelo governo para conter o vazamento de óleo que se espalha no Nordeste. O poluente, sem origem confirmada, foi identificado como petróleo cru, não sendo um derivado de óleo. Conforme análise feita pela Marinha e Petrobrás, se trata de um hidrocarboneto, conhecido popularmente como piche.

A substância já atingiu nove estados do Nordeste. 

Segundo a matéria, apesar do Brasil ter o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo (o PNC) e ter se passado pelo menos cinquenta dias desde que o vazamento foi identificado pela primeira vez em território nacional, o plano ainda não foi acionado pelo Governo Federal. O Ministério Público Federal dos estados atingidos moveu uma ação exigindo que a Justiça Federal obrigue a União a acionar o PNC em 24 horas, com multa equivalente aos dias de descumprimento. Enquanto isso, foi criado um Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA) para avaliar se o até então incidente é de significância nacional, para, a partir de uma constatação, acionar ou não o PNC. 

Na matéria da BBC, especialistas discutem sobre as consequências do não acionamento desse plano, sobre a negligência com a qual o assunto foi tratado, sobre responsabilidade sobre o ocorrido e os resultados dessa degradação ambiental. O professor Emilio Lèbre La Rovere, coordenador do Laboratório Interdisciplinar de Mudança Climática (LIMA/COPPE/UFRJ), concedeu uma entrevista que integrou a matéria, em parceria de outros especialistas no assunto. O vazamento já é o maior desastre ambiental em extensão territorial ocorrido na história no Brasil.

Confira AQUI a matéria na íntegra.

Topo