News


05 07 Lima NoticiaNos dias 2 e 3 de julho, foi realizado pelo Ibama, em parceria com a Iniciativa de Apoio aos Diálogos Setoriais UE-Brasil, o Workshop Internacional sobre Avaliação de Impactos Ambientais de Complexos Eólicos Offshore, na sua sede em Brasília.
O Evento teve a participação do LIMA, que foi representado pela aluna de mestrado Bruna Guimarães, que durante a sua apresentação destacou algumas das principais lições aprendidas com o setor de energia eólica offshore internacional, tendo em mente a importância de sempre avaliar e adaptar os conhecimentos obtidos para a realidade brasileira. Além disso, recomendou uma análise combinada do arcabouço legal internacional, das lições aprendidas com outros países, com o setor de petróleo e gás offshore brasileiro e com o setor eólico onshore brasileiro, para que a energia eólica offshore no Brasil seja desenvolvida da maneira mais sustentável possível.
Com relação ao conteúdo do evento, no primeiro dia houve predominância de palestrantes da EU, mais especificamente de Portugal, Reino Unido, Bélgica, Alemanha e Noruega. Os palestrantes expuseram a experiência de seus países com o licenciamento ambiental de empreendimentos eólicos offshore e suas lições aprendidas com a atividade. Ao longo do dia diversos assuntos foram abordados, como legislação, principais impactos ambientais, espécies de interesse, medidas de mitigação adotadas, descomissionamento, entre outros. Além disso, em cumprimento à sua agenda ambiental, o Ibama também apresentou resultados de sua pesquisa a respeito da legislação de países da União Europeia no que se diz respeito à empreendimentos eólicos offshore e declarou que o relatório final está previsto para agosto de 2019.
No segundo dia, o objetivo era conhecer o atual modelo brasileiro de planejamento energético e ouvir especialistas brasileiros sobre o tema. Na parte da tarde, os palestrantes europeus compuseram novamente a mesa para fazer suas recomendações para a situação do setor eólico offshore brasileiro.

Clique AQUI para conferir a apresentação de Bruna Guimarães;

Clique AQUI para acessar a programação do evento

Veja abaixo algumas fotos do evento:

08 07 Lima Noticiafoto01

08 07 Lima Noticiafoto0208 07 Lima Noticiafoto03

Topo