21 09 Lima Noticia AlunoO artigo “Análise das ACV aplicadas na avaliação dos sistemas de geração de eletricidade em um contexto internacional e suas novas perspectivas” foi elaborado pelo aluno do doutorado, Mauricio Hernández, orientando do professor Emilio Lèbre La Rovere , e pela professora Alessandra Magrini do PPE. Os autores apontam como o principal objetivo da pesquisa estabelecer o estado atual do uso da ACV (Análise de Ciclo de Vida) na avaliação da geração de energia elétrica.

O XI CBPE ocorreu nos dias 11 a 14 de setembro de 2018 em Cuiabá, MT, e teve como tema central “Desafios e oportunidades do Planejamento Energético diante das mudanças nos cenários nacional e internacional”. Os organizadores do Congresso acreditam que ele possibilita reflexões sobre o setor energético brasileiro que vem passando por alterações que poderão ser aprofundadas num futuro próximo.

Confira o resumo do artigo:

“Nas últimas décadas, o consumo de energia elétrica e, portanto, a sua geração aumentou significativamente. Este aumento tem potencializado os efeitos e impactos sobre o meio ambiente. A Análise de Ciclo de Vida (ACV) é um dos instrumentos de gestão ambiental de iniciativa privada que vem sendo usado para avaliar os sistemas de geração de energia elétrica. O principal objetivo da presente pesquisa é estabelecer o estado atual do uso da ACV na avaliação da geração de energia elétrica. Com base na revisão sistemática de trabalhos desenvolvidos em diferentes regiões do mundo, faz-se uma análise de trabalhos internacionais de ACV aplicados a estes sistemas, considerando-se diferentes fontes geradoras. Neste contexto, são analisados os parâmetros da ACV para determinar as principais diferenças em suas aplicações e determinar pontos fracos no seu desenvolvimento. Também são identificados os aspectos e impactos ambientais mais relevantes do ciclo de vida da geração de eletricidade. Finalmente, são estudadas novas perspectivas e abordagens metodológicas para o uso da ACV na avaliação desta atividade.”

Para ver o artigo na íntegra, clique aqui

Para conferir a apresentação, clique aqui

Para saber mais sobre o congresso, clique aqui.